quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pirinopólis



Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a cidade de Pirenópolis é um dos locais mais procurados para o ecoturismo e a prática de esportes de aventura no cerrado goiano. Com uma natureza exuberante, a cidade localiza-se ao pé da Serra dos Pireneus, a cerca de 150 km de Brasília, e conta com verdadeiros santuários de vida silvestre. Rios, cachoeiras e trilhas para caminhadas são as principais opções do lugar, que ainda conta com tradicionais festas folclóricas.

Seus córregos e belíssimas cachoeiras, a maioria localizada em áreas protegidas, muitas delas terras privadas, são os principais atrativos da região. Ao todo são oito unidades de conservação, sendo que a mais conhecida é o Parque Estadual da Serra dos Pireneus. Criado em 1987, fica a 20 km de distância da cidade. É uma área de especial beleza e seu tesouro está nos cerrados rupestres de altitude, nas formações rochosas e nas nascentes. O parque é um importante divisor de águas das bacias hidrográficas platina e amazônica, e abriga uma rica biodiversidade do bioma cerrado, caracterizando-se pelas formações rupestres, campos de altitude e veredas.

Lá está o ponto mais alto da região: o Pico do Pireneus. Com 1.400 metros de altitude, possui uma pequena capela em seu cume. O parque também abriga o Morro Cabeludo, com quase 1.400 metros, com formação rochosa datada do período pré-cambriano, há aproximadamente 1 bilhão de anos. Estes cumes podem ser acessados por trilha.

Além de muitos banhos de cachoeira e caminhadas diversas, o visitante também encontrará outras opções de lazer ao ar livre região, como rapel, arvorismo, bóia-cross, Canyoning, mountain bike, canoagem, escalada, tirolesa, trilhas e moto e ciclismo. Em Pirenópolis é possível encontrar várias empresas de turismo que operam estas atividades. Mas nem só de aventura vive a cidade. Ela também é o destino certo para aqueles que desejam descansar em um ambiente tranqüilo e cercado de natureza.

0 comentários:

Postar um comentário